Sorocaba tem 607 candidatos ao cargo de vereador nas eleições de 2020. O número é 61% maior do que o registrado na disputa eleitoral de 2016, quando 377 pessoas se candidataram a uma das 20 cadeiras da Câmara de Vereadores.

As informações estão no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) responsável pela divulgação das candidaturas em todo o Brasil, chamado de DivulgaCand. O prazo para a apresentação de pedidos de registro de candidatos para as eleições municipais terminou na noite deste sábado (27) e agora todos os nomes serão analisados pela Justiça Eleitoral. Em todo o país, os partidos registraram 503.967 candidatos a vereador, sendo 86.063 no Estado de São Paulo.

Com o encerramento do prazo, Sorocaba tem hoje 30,35 candidatos por vaga, já que são 20 cadeiras no Legislativo municipal. A disputa estava menos acirrada na eleição passada, quando eram 18,85 por vaga.

Ao todo, são 24 partidos com registros de candidaturas para a Câmara de Sorocaba no TSE. DEM, PL, Podemos, PSC, PSDB, PSL, PV e Republicanos cadastraram 30 concorrentes cada, número máximo de nomes segundo a legislação eleitoral para a cidade.